Encontrado na Nova Zelândia um dos primeiros filmes de Hitchcock

3 de ago. de 2011

Filme mudo é de 1923 e só existe essa cópia no mundo todo

Um dos primeiros filmes do diretor britânico Alfred Hitchcock foi encontrado na Nova Zelândia, anunciou nesta quarta-feira o Arquivos de Filmes do país. As três primeiras latas do filme "The White Shadow" ("A sombra branca") foram localizadas em uma série de filmes doados ao Arquivo no anos 90, segundo a instituição neozelandesa.


Este filme mudo, de 1923, foi dirigido pelo britânico Graham Cutts. Hitchcock, com 24 anos na época, foi roteirista, diretor de arte, montador e assistente de direção da obra. O filme é estrelado por Betty Compson, que interpreta duas irmãs gêmeas: uma angelical e outra “sem alma”. “The white shadow” é um melodrama que conta com desaparecimentos misteriosos, cabarés tomados pela fumaça, romance e loucura.

Os rolos são de uma série de seis e estavam no The New Zealand Film Archive (Arquivos de Filmes da Nova Zelândia). Os outros três rolos estão desaparecidos, segundo a fundação. A cópia encontrada nesta quarta-feira é a única existente. 

Antes desse achado, o primeiro filme de Hitchcock como diretor era de 1925, com o filme "The pleasure garden". Somente depois, ele seguiu pelo caminho do suspense com obras como "Psicose" e "Os pássaros", entre outras. 

Fontes:

Folha.com
DiarioDigital

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB