Sai a lista dos filmes que participarão do Festival de Cannes

15 de abr. de 2010

Finalmente saiu, nesta quinta-feira, os filmes que participarão do Festival de Cannes. São 16 longas-metragens que concorrem à Palma de Ouro. Os filmes que integram a mostra Um Certo Olhar, Sessão da Meia-Noite e Sessão Especial também foram anunciados em Paris, além das produções exibidas e fora de competição.

Além de Woody Allen, "You Will Meet a Tall Dark Strange" e Oliver Stone, com seu "Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme", também ganhou espaço no festival Stephen Frears, com "Tamara Drewe". Mas esses estão fora de competição.

Dos filmes que concorrem à Palma de Ouro estão "Biutiful", do mexicano Alejandro González Iñárritu, "Another Year", de Mike Leigh, "Copie Conforme", de Abbas Kiarostami, e outros 13.

Mathieu Amalric, um dos rostos mais conhecidos entre os atores franceses, realiza seu terceiro longa como diretor, "Tournée". Takeshi Kitano ("Glória ao cineasta"), indicado à Palma de Ouro em 1999, volta à competição com "Outrage". Lee Chang-dong, ex-ministro da Coréia do Sul, compete com "Poetry".

Já na mostra paralela Um Certo Olhar, um dos grandes destaques é a volta de Jean-Luc Godard com "Film socialisme". A seleção também traz o veterano mais ativo do cinema, Manoel de Oliveira, com "O Estranho Caso de Angélica". Nas sessões especiais, o destaque vai para Patrício Guzmán, documentarista de "A Batalha do Chile", que apresenta "Nostalgia de la Luz", e o ator mexicano Diego Luna, que dirige "Abel".

O júri da 63ª edição de Cannes é presidido por Tim Burton e conta com os diretores Victor Erice e Shekhar Kapur, os atores Benicio Del Toro, Kate Beckinsale e Giovanna Mezzogiorno, o diretor do Museu Nacional do Cinema Italiano Alberto Barbera e o escritor, roteirista e diretor Emmanuel Carrere. O brasileiro Cacá Diegues é um dos jurados da competição de curtas e do prêmio da Cinefondation.

O Festival de Cannes acontece entre os dias 12 e 23 de maio.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB