CAPRICA

21 de abr. de 2009

Quando foi anunciado o spin- off de BSG pensei que eles só queriam se aproveitar de algo que estava fazendo sucesso para conseguir mais dinheiro, assim como foi com o spin-off de friends, Joey, na minha opinião.

Tal como aconteceu com Battlestar Galactica, Caprica também começou com um tele-filme, que já encontra-se em DVD ou na net . Contudo, a série em si, infelizmente, tem a estréia prevista só no inicio de 2010.

Eu assistir e preciso dizer que foram 1h e meia de pura emoção. Eu adorei esse episodio porque ao mesmo tempo que é parecido à BSG também é tão diferente.


A história de Caprica ocorre 58 anos antes da guerra de BSG e contará a historia das 12 colônias de Kobol, onde homens conviviam em meio ao grande avanço da tecnologia e das grandes dúvidas existenciais.

Já no episodio piloto vemos: a ganância do homem e a vontade de dominar a tecnologia. A visão deles sobre a religião também é bem controversa pois eles não acreditam em um só Deus, onipotente que não pode ser questionado.

Na história, Zoe Graystone, filha de um renomado cientista Daniel Graystone , se sente perdida a meio de tanta evolução e tantas religiões, e encontra refúgio em uma ´´seita`` considerada terrorista conhecida como ‘‘Soldiers of the One’’, que é uma religião que acredita em um único Deus.

Os jovens se desligam do mundo entrando em um mundo virtual usando Holoband´s. O lugar mais utilizado por eles nesse “mundo” é chamado Clube V, onde acontece de tudo: sexo em grupo, sacrifícios de virgens e muito mais. E é nesse lugar que Zoe cria um ´´clone`` virtual de si mesma, pois ela continua lá mesmo quando Zoe está desconectada.

Segundo ela “Pessoas deixam mais do que pegadas enquanto viajam pela vida, elas deixam : perfis médicos e psicológicos, históricos escolares, e-mails, gravações de áudio e vídeo, tipo genético, câmeras de segurança, resultado de testes, histórico de compras, jogos, multas, contas de restaurante, contas de telefone, listas de músicas, entradas de cinema…” , e juntando tudo isso é possível recriar a personalidade de uma pessoa, e, foi isso que ela fez .

Acontece um ato terrorista dentro de um trem que mata Zoe, contudo, a Zoe virtual continua ´´viva´´ . Seu pai consegue entrar no clube e se depara com a cópia de sua filha e tem a idéia de tentar trazê-la à vida com o mesmo princípio usado por Zoe: descarregar todas as informações possíveis sobre a pessoa em um chip e o inserir em um corpo material. E é dessa forma que é criada a primeira “Cybernetic life-form node” ou Cylon.
Joseph Adams é um advogado com ligações com a máfia de Tauron. Ele perdeu a filha e a esposa no mesmo ataque que matou Zoe. Nessas circunstâncias, ele conhece Daniel, que cria um avatar da filha de Joseph, Tamara, e tenta convencer o advogado a ajudá-lo na tentativa de trazer de volta à vida os entes queridos que ambos perderam.

Joseph veio da colônia de Tauron ainda criança junto com seu irmão, depois que toda sua família foi morta na guerra civil da colônia. Seu verdadeiro sobrenome é Adama. Seu filho, William, é aquele que, cinquenta e oito anos depois, irá guiar os sobreviventes da Guerra contra os cylons para a terra prometida pelas escrituras, colonizado pela 13ª tribo de Kobol, a Terra.

Como podemos ver Caprica se diferencia de BSG por ser mais centrada nos dramas familiares e vamos ver como ambos os homens vão reagir à possibilidade de brincar de Deus. E também saberemos como tudo aconteceu.

Muitos podem se perguntar, porque criar uma série se já sabemos o que vai acontecer no final? Eu acho tão importante quanto!

Achei importante ver como Anakin Skywalker se transformou em Dark Vader, do mesmo jeito acho importante ver o que levou a acontecer tudo aquilo. Foram pequenas coisas que se acumularam ou foram acidentes em grande escala que deram inicio a revolta das maquinas? Foi a ganâcia do homem ao poder ou foi a vontade de se tornar independente que fez os cylons começaram a decidirem por si mesmo ?

E só para terminar preciso dizer que ao final quando o Cylon falou aquela frase que tantos conhecem By your comand eu gelei . Será que se eles soubessem o que aconteceria ao criar tal máquina eles teriam parado? Provavelmente não eu acho que eles iriam rir e dizer ser algo impossível de ser feitos pois maquinas não pensam.

So say we all !!!

A seguir o trailer de Caprica:

Fontes:

http://blognatv.com/blog/2009/04/15/review-caprica-pilot-1x00/
http://teleseries.uol.com.br/sci-fi-aprova-producao-da-serie-caprica-estreia-sera-em-2010/
http://www.asfixia.net/asfixia/o-futuro-esta-no-passado/
http://shinetolife.blogspot.com/2009/04/caprica.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB