Battlestar Galactica : Da origem à atualidade

19 de abr. de 2009

Achei que devia falar um pouco de uma das minhas series favoritas. Quando comecei a trabalhar perdi a oportunidade de assistir varias das sereis que eu amava dentre elas : Battlestar Galactica.Estou realmente ficando órfã de series ótimas como essa, que está indo rumo a 2º parte de 4º e ultima temporada. E apesar de estar tentando tirar o tempo perdido, está sendo difícil.


Sobre o surgimento da serie:

Tudo começou em 1978, com a série Battlestar Galactica, apesar de ter feito muito sucesso devido aos custos foi cancelada após uma temporada em Abril de 1979 tendo somente 24 episodio. A serie traduzido para o português como : Galactica, Astronave de Combate, chegou ao Brasil na TV Globo, em 1981.
Na série, os humanos surgiram em um planeta distante chamado Kobol, em um passado longínquo. Com o tempo, esse planeta não pôde mais suportar tanta vida e eles, organizados em doze tribos, tiveram que procurar outro planeta em um sistema solar distinto. Milhares de anos depois de estarem instalados em novas colônias, os cylons, seus inimigos, liderados por Baltar, executaram um plano de destruição em massa reduzindo a Humanidade a alguns poucos sobreviventes. Sem alternativas, esses sobreviventes decidiram, sob a liderança do Comandante Adama, procurar por uma lendária décima terceira tribo, que havia deixado Kobol antes das outras doze tribos e havia se dirigido "a um planeta brilhante conhecido como Terra".

Na serie Adama, além de Apollo, tinha uma filha chamada Athena, havia um cachorro robô e os cylons eram ´´robôs`` comuns e só havia um cylon que se parecia com humanos e este apareceu somente em um episodio.Naquela época não era comum protestos de fãs para que as series voltassem ao ar e por isso a ABC decidiu dar continuidade a serie em um spin-off chamada Galactica, em 1980. No spin-off, trinta anos se passaram e a Frota Colonial encontra a Terra. Mas a Terra é um planeta atrasado tecnologicamente, e apresenta um desenvolvimento muito arcaico nas relações humanas, prevalecendo sentimentos negativos como corrupção, egoísmo, e falta de solidariedade. Com isso o Comandante Adama manda coloniais à terra : o capitão Troy (Kent McKord), e o tenente Dillon (Barry Van Dike), para ajudarem no desenvolvimento da Terra. Os dois guerreiros coloniais fazem contato com uma repórter, Jamie Hamilton (Robyn Douglass), que fica sabendo a verdade sobre eles, e lhes dá ajuda na maioria dos episódios. Troy, diga-se de passagem, é o filho adotivo de Apollo, agora já adulto, e capitão de combate colonial, passando a usar o seu nome real (Boxey, apelido que usava quando garoto, na primeira série).

A idéia seria mostrar o que aconteceria com a Frota Colonial quando finalmente encontrassem o planeta Terra, há muito procurado. Mas muitos dos personagens foram cortados da história para baratear os custos e do elenco original, só permaneceu Lorne Greene, reprisando o papel do Comandante Adama. Herbert Jefferson Jr aparece esporadicamente, reprisando seu personagem Boomer, agora alçado à patente de coronel, substituindo Tigh. O ator de Starbuck , Dirk Benedict ( SIM STARBUCK ERA HOMEM!) não estava disponível na época e Richard Hatch não aceitou fazer o papel de Apollo novamente. A série foi um fiasco e só teve 10 episódios, sendo cancelada no mesmo ano.

No Brasil, Galactica recebeu o nome de Galactica: 1980 e passou a ser veiculada na Rede Record, na segunda metade da década de 1980, tendo sido ignorada pela Globo. E voltou a ser exibida pela TV Manchete, dentro da Sessão Espacial, no início da década de 1990, no que foi sua última exibição na TV aberta brasileira até hoje. No canal TCM, até o momento, só está sendo exibida a série original. Em 2003 fizeram a mini serie contendo o mesmo nome da serie original, que devido ao imenso sucesso liderando a audiência nos EUA, resultou no inicio da série em 2004.

A história segue uma linha ligeiramente similar: Os Cylons ,criados pelos humanos, uma espécie de “robos”, evoluem e se tornam os seus maiores inimigos. Quarenta anos após a Primeira Guerra dos Cylon, num repentino e devastador ataque nuclear, a humanidade ficou reduzida a pouco menos de 50 mil seres humanos, liderados pela força colonial que sai pelo espaço num “comboio de naves” em busca de novo lar, lideradas pela boa e velha Battlestar Galactica. Agora as maquinas evoluídas tem a mesma forma humana sendo quase impossível de distuingui-las dos seres humanos .

Fontes: 

http://seriesedesenhos.com/br/index.php?option=com_content&task=view&id=321&Itemid=99999999
http://seriesbemantigas.com/1970-1980_2/?p=305
http://www.scoretrack.net/scifiles/bsg.html

2 comentários:

Deni disse...

etaaa.quanta evolução.
nunk vi esse seriado.
mas parece tão simples.
e claro antigo..
q dá vontade d ver.
..
akela nostalgia televisiva cinematogr´fik d sempre sabe kkkkkkk

brigado pela visita lá no
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

tá convidad a retornar lá q tm 9dade
apokspaoskpaos.
abraço, sucesssooooo e bom feriadim!

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário no nosso blog. Estamos revendo a nova na ordem em DVD pq na tv devemos ter perdido um ou outro episódio. Em breve a gente coloca mais curiosidades. Curti seu post, não sabia em quais emissoras havia passado e nem os detalhes sobre o spin-off. :-)

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB