Morto até o anoitecer

7 de mar. de 2009

Morto até o anoitecer ou Dead until dark faz parte de uma coleção de 9 livros conhecidos como "Southern Vampires" da escritora Charlaine Harris.

Nele a autora cria um mundo onde os seres noturnos e nefastos fazem parte da nossa sociedade , com direito de ´´viver`` assim como nós , sendo uma comunidade legalmente reconhecida depois da invenção japonesa do sangue sintético. Contudo, ainda há receio de sua presença, mas há também fanatismo e fetichismo pelos outrora chupadores de sangue.

Como qualquer outro livro de vampiro Harris cria com uma história que mescla elementos de vários gêneros: desde terror à o mistério, aventura em uma história atraente aos leitores jovens, porém certamente não agradará tanto aos fãs do estilo Anne Rice (Entrevista com o vampiro), pois os pequenos detalhes da narrativa são bastante questionáveis, como por exemplo, o sangue vampírico, poder rejuvenescedor e também agir como viagra, ou como eles podem pegar certos tipos de doença.


A história se passa em uma pequena e pacata cidade de Louisiana, Bon Temp. Um povoado afastado, de características rurais, onde nunca acontece nada, e quando há alguma novidade se vive intensamente, com a curiosidade e a expectativa típica que o novo desperta em pessoas acostumadas a ter poucas emoções e menos surpresa. É nessa tranqüila cidade que vive a protagonista da história, Sookie Stackhouse, uma bela e atraente moça de 25 anos, que trabalha como garçonete em um bar. Uma jovem normal, se não fosse o peculiar incoveniente de ser uma telepata.

Um dom que para Sookie é uma tortura, pois por causa de sua capacidade de ler a mente das pessoas, não consegue se envolver com nenhum homem; todos os moradores a considera excêntrica ou louca, sem entender ou assimilar que possui essa qualidade. Devido aos problemas causados por seus poderes, ela aprende a levantar barreiras mentais que impedem escutar o pensamento dos outros.

Sua vida muda quando Bill Compton, um vampiro, chega à cidade. É o primeiro daqueles a se mudar para Bon Temp, aproveitando a Lei de Convivência com os humanos. Bonito e sedutor, Bill chama a atenção na provinciana cidade, que o trata com certo preconceito. Sookie logo se apaixona por ele, não como as vampirófilas ( tietes que têm fetiche com transar com vampiros) seu amor é verdadeiro e aparentemente recíproco.

A raiz desse estranho envolvimento surge quando Sookie não consegue ler o pensamentos de Bill e o segue no estacionamento do bar, o salvando de dois drenadores de sangue de vampiro. Assim começa uma amizade que logo se transforma em romance e que provoca a discussão dos moradores da cidade: alguns não crêem no exótico relacionamento, outros já não vêem nada demais.

Mas uma série de misteriosos e macabros assassinatos começa a ocorrer na cidade. Seria Bill o culpado? Ou um serial killer? Ou um outro vampiro? Ou alguém que queira incriminar os vampiros? A crescente teia de dúvidas e desconfianças faz de Sookie e Bill os principais envolvidos em solucionar o mistério e as intrigas causadas pelos crimes.

Charlaine Harris elabora assim um texto que simplifica os mitos do terror, mas que desenvolve seus personagens psicologicamente, de maneira bem próxima da realidade, apesar de se tratar de uma história vampiresca. Poucos autores combinam, de maneira tão sutil, os elementos do mundo real ao fantástico, com um enfoque feminista, mostrando seus interesses e sua relação amorosa com cenas bem picantes de sexo, atrelado ao mito intrigante e de suspense que o vampiro possui em sua própria formação.

Essa serie de livros fez tanto sucesso que se transformou em serie produzida pela HBO, só que após você ter lido o livro e assistido a serie você percebe que a HBO ´´viajou`` bem mais que a autora. 

Sobre a quantidade de livros e seus respectivos nomes em português:

1 - Dead Until Dark (Morto até o Anoitecer) (Oficial Lançado pela Editora)
2 - Living Dead in Dallas (Mortos Vivos em Dallas) (Tradução)
3 - Club Dead (Clube dos Mortos) (Tradução)
4 - Dead to the World (Morto Para o Mundo) (Tradução)
5 - Dead as a Doornail (Absolutamente Morto) (Tradução)
6 - Definitely Dead (Definitivamente Morto) (Tradução)
7 - All Together Dead
8 - From Dead to Worse
9 - Dead and Gone (Será Lançado dia 05 de Maio de 2009 nos EUA)
 
OBS: Os livros 02,03,04,05,06,07,08 e 09 Ainda não foram lançados em português por isso não se sabe exatamente como se chamará o livro aqui no Brasil.
 
Há planos para que seja lançado 2 livros por ano, e, é a editora Planeta que está traduzindo atualmente os livros da série.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB